sábado, 1 de outubro de 2011

Yeti – O Abominável Homem das Neves


Hoje falaremos sobre uma das lendas mais famosas do mundo:
Yeti – O Abominável Homem das Neves
bigfoot_3
A lenda do Yeti (ou Abominável Homem das Neves como é conhecido aqui no Brasil) surgiu há muitos anos atrás no Himalaia, contudo até 1921 era apenas algo local, mas depois que uma expedição de alpinistas ingleses tentou escalar o Everest, a história foi crescendo e se espalhou por todo o planeta.
Nessa expedição de 1921, seis alpinistas ingleses, comandados pelo Coronel C. K. Howard-Bury, supostamente avistaram diversas criaturas negras, que andavam em duas patas, e também suas pegadas enormes deixadas no local. Intrigados com suas descobertas, os ingleses perguntaram aos nativos sobre a existência de tal ser, e receberam uma resposta afirmativa, que descrevia os monstros visto como sendo seres humanóides, que viviam nas montanhas.
Já na década de 50, com a lenda estando bastante difundida na Inglaterra e em praticamente todos os cantos do mundo, alguns alpinistas decidiram ir em busca do misterioso Homem das Neves. Foi bem nessa época que a grande prova da existência de tal ser surgiu. Uma foto tirada de um suposta pegada do Yeti foi tirada por Eric Shipton:
yeti_photo2007
A pegada da imagem, segundo estudioso, não pertence a nenhum animal conhecido, contudo existem algumas pessoas que afirmam que uma pegada humana feita na neve, pode ter seu formato e tamanho mudado, conforme o gelo derrete, o que dá espaço para questionamentos sobre a veracidade da fotografia.
Em 1958, uma expedição comandada pela União Soviética, que visitou diversos lugares onde existiam relatos de aparecimento de seres estranhos, revelou que muito bigfoot_2provavelmente existe uma espécie de humanóides que vivem nas montanhas asiáticas. Mas por ser um estudo russo, ele acabou não sendo muito levado a sério.
Muito relatos de avistamento do Homens das Neves foram contados, sendo o mais importante feito por Reinhold Messner (primeiro homem a escalar o Heverest sozinho). Ele até lançou um livro sobre o tema, onde conta que avistou o Homem das Neves pela menos 4 vezes, em todos os anos que esteve no Himalaia, inclusive esteve a dez metros de distância de um. Ele acredita que esses seres humanóides são inteligentes, pois caso contrário já teriam sido descobertos. Infelizmente Reinhild não conseguiu fotografar nenhuma vez o misterioso ser que habita as montanhas, mas jura que eles existem.
Enfim, não é possível afirmar que o Abominável Homem das Neves realmente existe, afinal as maiores provas de sua existência são relatos de alpinistas e algumas fotos tiradas, que são de péssima qualidade, como pode-se ver abaixo:
bigfoot_1
bigfoot_1
yeti_lg
No fim das contas a existência dele é apenas uma questão de crer ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário